sábado, 12 de julho de 2014

PARA ONDE VAIS, TAP? (Atualizado 17:49h com comunicado da TAP)

 Screenshot do Flightradar24, reportando os problemas com o TP85.
 Crédito da imagem: Nuno Pires/Plane Spotters Portugal.


Hoje de manhã, registou-se mais um problema com um A330 da TAP (CS-TOO) que iniciava viagem de Lisboa para o Brasil/São Paulo.
Nas redes sociais refere-se um problema/falha num dos motores, o que obrigou a fuel dumping ao largo da costa para depois uma aterragem de emergência na pista 03 de Lisboa. Outras fontes "alegam" que houve uma "explosão" num dos motores da aeronave e que peças que se soltaram como resultado dessa "alegada" explosão terão danificado alguns veículos em Camarate. Sendo factos relativamente comuns em operações aéreas, produzem sempre um efeito negativo, sobretudo pela forma como por vezes são abordados.
Ainda assim, é um dado adquirido que estes "percalços" estão a avolumar-se, lançando preocupantes interrogações sobre a forma como a TAP está a gerir a sua boa imagem, construida ao longo de vários anos e que a (ainda) colocam em bom plano ante as suas congéneres.
Parece que nas últimas semanas, a imagem da companhia está a ser destruida, paulatinamente, uma vez que se sucedem atrasos, emergências de vária ordem e outros "imponderáveis", justificados quase sempre com o efeito que os atrasos na entrega dos (seis) novos aviões causam na restante frota que, pelo que se deduz, está a ser submetida a esforço suplementar. E, inclusivamente, já houve que recorrer a "aluguer" de aviões para acudir aos compromissos assumidos.
É sempre de esperar que os gestores da companhia saibam o que estão a fazer, mesmo quando tudo indica que se planearam voos muito para além da capacidade das asas da companhia, mas uma coisa é certa, a imagem da TAP está a degradar-se de forma que pode ser irreversível e tremendamente nociva para o seu futuro. E à esquina, espreita a "privatização"...

Nota: Este texto contém partes opinativas que apenas vinculam o seu autor.

Adenda (17:49h):
«ESCLARECIMENTO SOBRE OCORRÊNCIA COM AVIÃO TAPQUE VOAVA PARA SÃO PAULO ESTA MANHÃ

A TAP informa que o voo TP 085, que operava esta manhã de Lisboa para São Paulo, tendo saído de Lisboa pelas 10h10, teve de regressar ao aeroporto de Lisboa pouco tempo após a descolagem, em virtude de ter ocorrido uma falha numa turbina de um dos reatores do avião. A aterragem em Lisboa decorreu com toda a segurança.
Neste momento, está previsto que os 268 passageiros sigam viagem rumo a São Paulo noutro avião da companhia, com partida cerca das 17h15.
O reator em causa faz parte de um conjunto cuja manutenção está a cargo do fabricante, a General Electric, não tendo até ao momento da descolagem de hoje sido detetado qualquer sinal que justificasse uma intervenção para além das inspeções de rotina.
Estão já a decorrer investigações por parte do fabricante, acompanhadas pela Manutenção & Engenharia da TAP, com o objetivo de determinar as causas da ocorrência.
A avaria referida provocou um ruído fora do normal, embora não tenha havido qualquer explosão, e a segurança da operação não tenha sido colocada em risco.
Quanto ao problema ocorrido com a turbina, e embora a falha do motor tenha sido contida, não provocando quaisquer danos no avião, verificou-se a projeção de alguns detritos pela tubeira de escape. Quaisquer danos daí resultantes serão assumidos pela TAP.»


1 comentários:

Anónimo disse...

Já voei na TAP, mas actualmente sempre que posso evito a TAP.

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>