sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SINDICATO DE CONTROLADORES AÉREOS CONVOCA GREVE PARA OUTUBRO



O Sindicato de Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA) anunciou hoje a decisão de convocar uma greve para o próximo mês de outubro, tendo já submetido o pré-aviso respetivo às entidades competentes. 
O SINCTA alia-se assim aos seus congéneres de Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia, no âmbito do denominado Action Day contra o Céu Único Europeu II, estando previstas "outras iniciativas com impacto operacional relevante" não reveladas para Bélgica, Irlanda, Países Baixos e Suiça.

A greve decorrerá em dois períodos distintos durante o dia 10, nomeadamente entre as 7:00 e 9:00 horas e da parte da tarde entre as 15:00 e as 17:00. 
Segundo comunicado do SINCTA, "os serviços mínimos serão assegurados conforme está previsto no acordo existente sobre a matéria".

O projeto Céu Único Europeu II é uma iniciativa da Comissão Europeia, que alegadamente pretende tornar os voos mais seguros, ecológicos e pontuais, permitindo às companhias aéreas diminuir as emissões de dióxido de carbono e poupar nos custos de combustível um total de cerca de "dois a três mil milhões de euros anuais".
Os controladores de tráfego aéreo contudo, alegam que o recurso à greve "surge do facto da Comissão Europeia se ter isolado no processo decisório relativo à proposta  legislativa SES2+ Céu Único Europeu II, reduzindo o envolvimento dos Estados-membros  e o papel das autoridades nacionais na sua discussão" e que o seu contributo tem sido "sistematicamente ignorado".
Apesar disso, acreditam que o objetivo do Céu Único Europeu II "é alcançável, desde que sejam  tidos em consideração pressupostos válidos e coerentes com a realidade". 







domingo, 22 de setembro de 2013

BOEING ANUNCIA ENCOMENDAS PARA OS DREAMLINER 787-9 E 787-10 (M283 - 67AL/2013)


Ilustração de Boeing 787-10 e 787-9 da Air Lease Corporation.

A Boeing e a Air Lease Corporation (ALC) anunciaram recentemente que fecharam uma encomenda de 30 aviões Boeing 787-10 e 3 787-9, no valor de 9,4 mil milhões de dólares, dando assim continuidade a um acordo firmado durante o Salão Aeronáutico de Paris, em junho passado.
 O Boeing 787-10, lançado também em junho passado, vai estender e complementar a família "Dreamliner", transportando 300 a 330 passageiros, em distâncias até quase 13 mil quilómetros e com 25% mais de eficiência na utilização de combustível, quando comparado com qualquer dos aviões da sua categoria já em operação ou em vias disso.
Esta encomenda de 787-9's 3 787-10's, junta mais 180 aparelhos Boeing à frota da ALC e inclui também Next-Generation 737-800's, 737 MAX 8's e 9's, 777-300ER's e 787-9's.
Relativamente ao Boeing 787-10, que começará a ser entregue em 2018, regista já 102 encomendas distribuidas por 5 clientes.


Fonte: Boeing Corp.
Tradução e edição: PE04/Pássaro de Ferro

 


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TRANSAVIA APOSTA NO MERCADO PORTUGUÊS


A transportadora "low cost" pertencente ao grupo Air France/KLM, reforçou a aposta no mercado português, com a adesão à plataforma eletrónica Travelport, o que deverá contribuir para que a Transavia atinja a marca de um milhão de passageiros transportados de, e para Portugal. 

As espectativas são de que a companhia terminará 2013 com um crescimento de 25%, segundo anunciou anteontem Hervé Kozar, director-geral adjunto da Transavia: "Vamos crescer em Portugal e precisamos de meios para garantir que retiramos todo o potencial do mercado português", diz confidenciou o executivo ao Diário Económico, sobre o acordo com a Travelport. 
O objetivo é ultrapassar a barreira de um milhão de passageiros a partir de Portugal, que é já o terceiro maior mercado da companhia aérea (depois de Espanha e da Grécia), tendo registado em 2012, um total de cerca de 918 mil passageiros nas rotas portuguesas.

Fonte: Diário Económico

terça-feira, 17 de setembro de 2013

EMBRAER DIVULGA PREVISÃO PARA A AVIAÇÃO EXECUTIVA NA CHINA (M281 - 66AL/2013)

O Embraer Legacy 600 é um dos jatos executivos mais procurados na China.


A Embraer Aviação Executiva apresentou recentemente a sua previsão para o mercado de aviação executiva na China 2014-2023 durante coletiva de imprensa realizada na Feira Internacional de Aviação Executiva Chinesa (Chinese International Business Aviation Show - CIBAS) 2013, em Pequim, a capital chinesa. A Empresa prevê uma procura total de 805 jatos executivos pelo mercado chinês na próxima década. A expectativa é que os jatos executivos de grande porte representem 51% em unidades, ou 78% do valor total das entregas.
“Durante os últimos 12 anos, a Embraer construiu uma posição sólida entre os principais fabricantes de jatos executivos, com uma ampla e moderna linha de produtos que atendem e excedem as expectativas de clientes no mundo inteiro”, disse Guan Dongyuan, Presidente da Embraer China. “Os investimentos da Embraer durante uma década no mercado da aviação comercial na China resultaram numa frota de 120 jatos em operação e, agora, estamos a consolidar a nossa presença no mercado chinês da aviação executiva, oferecendo a mesma qualidade de suporte e serviços de que os nossos clientes comerciais já desfrutam.”

 Embraer Legacy 650 - Créditos na foto.

A Embraer mantém uma previsão favorável para o potencial do mercado chinês da aviação executiva, baseada em estudos extensivos do cenário económico do país. A frota de jatos executivos na China tem crescido em média 27% ao ano, impulsionada por um aumento de 26% da população de indivíduos ricos entre 2008 e 2012, de acordo com os dados divulgados pelo Hurun Report, que é considerado uma das publicações de luxo mais influentes naquele país.
Além disso, o ambiente económico requer o desenvolvimento da aviação executiva para poder atender à procura para viagens diretas de negócios e de lazer, que vai além das limitações de destino e programação das empresas aéreas. A previsão de mercado da Empresa também destaca as melhorias na infraestrutura como catalisadoras do crescimento, com a expectativa de que o número de Operadoras de Base Fixa (Fixed-Base Operators - FBO) aumente das atuais cinco para nove empresas.
Honrando o seu compromisso com o mercado chinês, a Embraer instalou uma linha de montagem para jatos executivos no país. Em junho de 2012, a Empresa firmou um acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC) para colaborar nos programas Legacy 600 e Legacy 650, utilizando a infraestrutura já existente da sua joint-venture, Harbin Embraer Aircraft Industry Co. Ltd. (HEAI).  No final de agosto, o primeiro jato executivo Legacy 650 da categoria large montado pela HEAI realizou seu voo inicial com sucesso e sua entrega está programada para o final deste ano.

Fonte: Embraer
Edição e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BOMBARDIER C100 SERIES LEVANTA VOO (M280 - 65AL/2013)

Descolagem do FTV1 CS100 da Bombardier, hoje, às 09:55h.

O dia 16 de setembro ficará na história da Bombardier como o dia em que o CS100 Series fez o seu primeiro voo.
Conforme já noticiámos, a empresa canadiana havia já anunciado que estaria para breve o primeiro voo do seu novo avião, sobretudo do sucesso da sua rolagem em pista. Assim, hoje teve lugar, com pleno sucesso, o primeiro voo desta nova aeronave.
O CS100 está dentro do segmento de aviões com capacidade para 100 a 149 passageiros e o seu primeiro voo foi também a estreia dos dois motores  Pratt & Whitney Geared Turbofan™ PurePowe, como partes integrantes do programa de certificação.
O histórico voo de hoje do flight test vehicle one (FTV1), o CS100 de matrícula C-FBCS, foi comandado pelo Capitão Charles (Chuck) Ellis, piloto de testes chefe da Bombardier, pelo Capitão Andris (Andy) Litavnikse Andreas Hartono.
O voo partiu de Montreal-Mirabel International Airport  às 09:55h e aterrou às 12:25h, atingiu a altitude máxima de 12500 pés (3810 m) e uma velocidade de 230 nós (426 km/h)e a panóplia de testes incluiu a atuação do trem de aterragem, flaps, controles de voo, simulação de aterragens, entre outros.

  Aterragem do CS100, às 12:25h, com sucesso no seu primeiro voo.

A Bombardier faz questão de destacar a muito baixa emissão de ruído do CS100, tanto na descolagem, como no voo e depois na aterragem.
A Bombardier prevê dispôr de um total de 5 aviões para o programa de testes que, neste momento, estão em diversas fases de desenvolvimento.

Vídeo da descolagem do CS100, hoje, em Montreal.
 

Fonte e fotos: Bombardier
Edição e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


domingo, 15 de setembro de 2013

Postagem dominical...



Da única helipista privada do Porto, opera o Jet Ranger CS-HFC da HeliTours, Pássaro de Ferro habitual nos ceús da "Inbicta".
Sempre que há eventos de monta na cidade ela também dá apoio a outros meios, nomeadamente aquando do Red Bull, funcionando como helipista avançada de apoio às operações com os MBB Bö105, e em especial o apoio permanente para a operação dos meios aéreos operados para o INEM, sempre que há necessidade de fazer chegar um doente ao Hospital de Sto.António. Daí a rampa construída há pouco anos, para que as ambulâncias possam descer até à helipista.
Na postagem presente, cá temos um Ecureuil da que andou a recolher imagens de uma prova de atletismo que teve lugar hoje, e o Jet Ranger encostado à rampa, de modo a deixar sempre livre a helipista (noite e dia) para a operação dos helicópteros do INEM.






segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PRIMIERO VOO DO PRIMEIRO A380 DA QATAR AIRWAYS (M278 - 64AL/2013)

Descolagem do primeiro A380 para a Qatar Airways. Foto: Airbus

O primeiro Airbus A380 para a Qatar Airways descolou de Toulouse-França, para o seu primeiro voo, rumo a Hamburgo-Alemanha, onde a sua cabeine será equipada antes de ser pintado.
A Qatar Airways encomendou uma dezena destas aeronaves sendo, por isso, a 11ª a voar o gigante da Airbus, assim que em 2014 o primeiro aparelho (na foto) for entrege.
Desde 2007, já estão ao serviço no mundo, 108 A380, distribuidos por 10 companhias aéreas, acumulando já mais de 1 milhão de horas de voo em 120 mil voos comerciais, fazendo com que 44 milhões de passageiros já tenham experimentado a sensação de voar num A380.

Fonte: Airbus
Edição: PE04/Pássaro de Ferro





ACIDENTE COM A330 DA THAI AIRWAYS

Airbus A330 acidentado aqui visto em Guangzhou       Créditos na imagem


Já este domingo à noite em Banguecoque, um Airbus A330 da Tahi Airways sofreu um acidente ao aterrar, aparentemente devido a colapso do trem de aterragem dianteiro. A aeronave acabaria por realizar uma saída de pista que causou ferimentos ligeiros em catorze dos 287 passageiros a bordo. O comunicado da transportadora asiática no Facebook contudo, dá conta de apenas oito feridos entre os passageiros.

A aeronave, o Airbus A330-300, de matrícula HS-TEF, realizava o voo TG679 de Guangzhou (CAN) na China para Banguecoque (BKK).

Ainda recentemente, ocorreu em Nova Iorque um acidente semelhante, então com um Boeing 737 da americana Southwest.

Fonte: Airlinereporter
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BOEING ENTREGA PRIMEIRO 767 FREIGHTER À FEDEX

Primeiro Boeing 767 Freighter da FedEx     Foto: Boeing

A aeronave foi entregue pela Boeing à FedEx a 4 de setembro de 2013. É um 767-300 e destina-se a modernizar a frota do gigante norte-americano de transporte de carga.

"A entrega de hoje (ontem) de um Boeing 767 Freighter é mais um passo em frente na direção da nossa estratégia de modernização de frota" disse James Parker vide presidente executivo de Operações Aéreas da FedEx Express. "O 767 é aproximadamente 30% mais eficiente no consumo de combustível e tem taxas de operação cerca de 20% mais baixas do que as aeronaves que irá substituir. O efeito líquido é o de um avião mais barato de operar e com emissões de carbono mais baixas devido à eficiência de consumo de combustível".

A FedEx considera o 767 Freighter o substituto ideal para a FedEx Express nos trajetos domésticos, permitindo ganhos significativos em combustível, manutenção e custos em geral, relativamente aos MD-10 em uso.

O 767 Freighter é baseado no popular 767-300ER de linha aérea. Capaz de transportar até 58 toneladas de carga, com alcance intercontinental, é considerado tremendamente eficiente entre os aviões de carga de médio porte de cabine larga.

Fonte: Boeing
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro



TAP COM NOVO RECORDE ABSOLUTO DE PASSAGEIROS



A TAP teve em 1 de Setembro o melhor dia de sempre da sua operação, atingindo um total de 39.591 passageiros transportados. A este novo recorde da companhia correspondeu uma taxa de ocupação dos voos de 90,5 por cento nesse dia.

Reforçando a tendência de crescimento do tráfego já verificada nos meses anteriores, a TAP bateu em Agosto um outro recorde, alcançando 1.113.475 passageiros, o maior número de passageiros alguma vez transportados pela companhia num só mês. Este número traduziu-se numa taxa de ocupação mensal de 84,7 por cento em toda a Rede geral, superando em 2,2 pontos percentuais a taxa de 82,5 por cento registada no mês homólogo do ano passado.

Considerando o período de Janeiro a Agosto (inclusive), a taxa de ocupação global dos voos  da TAP é este ano de 79,2 por cento, com uma melhoria de 2,7 pontos percentuais face a igual período  de 2012.

Para o bom desempenho operacional de Agosto contribuíram, em especial, o mercado dos EUA com uma taxa de ocupação de 91 por cento, a Venezuela com 90,8 por cento e o Brasil com 86,5 por cento, logo seguidos pela Europa com 82,9 por cento e pelos sectores das Regiões Autónomas e África, que registaram taxas de ocupação da ordem dos 82,6 e 81,8 por cento, respetivamente.


Fonte: TAP Portugal

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

INCIDENTE ENTRE DOIS AVIÕES NO AEROPORTO DO GALEÃO-RIO DE JANEIRO (M274 - 63AL72013)

Vista geral do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão-Rio de Janeiro). Créditos na imagem.

Reproduzimos a notícia dada pelos nossos parceiros do Cavok-Brasil, sobre um incidente ocorrido hoje no Rio de janeiro.
«Dois aviões chocaram levemente, às 14h45 desta quarta-feira (dia 4), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Segundo a Aeronáutica, houve o toque da asa de um Boeing 777 da Emirates, que taxiava pelo pátio, com a empenagem (asa traseira) de um 737 da Gol, estacionado. Não houve feridos. De acordo com a Infraero, o "toque" entre as aeronaves não causou atrasos ou cancalemento de quaisquer voos.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar o caso como “ocorrência de solo”. O piloto do voo da Emirates, que saiu de Dubai para o Rio, será ouvido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Em nota, a companhia Gol informou “que a aeronave que operou o voo G3 1026, trecho Congonhas (SP) – Santos Dumont (RJ), alternou o destino final para o aeroporto de Galeão devido condições meteorológicas em Santos Dumont. Após receber autorização para pouso neste aeroporto e já com a aeronave completamente estacionada na posição 41 (remota), preparando para o desembarque, houve um abalroamento entre a asa de uma aeronave da companhia aérea Emirates e o leme de direção do avião da Gol”.

Ainda segundo a companhia aérea, os 47 passageiros que estavam a bordo desembarcaram normalmente. “A ocorrência de solo e a aeronave serão avaliadas. A Gol lamenta pelo desconforto causado aos passageiros e ressalta que a segurança dos seus clientes e colaboradores é item prioritário na sua política de gestão”, completa o texto.


FONTE: G1»
Adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


AIRBUS ENTREGA O SEU AVIÃO NÚMERO OITO MIL (M273 - 62AL/2013)


Recentemente, o gigante europeu da aviação, Airbus, fez a entrega da sua aeronave número oito mil.
Tratou-se de um Airbus A320, para a companhia Indonésia "Air Asia". Esta entrega, segundo a Airbus, sublinha o reforço da liderança daquele fabricante no mercado da aviação civil, através de entregas frequentes dos mais avançados, eficientes e económicos aviões comerciais.
Segundo um executivo da Airbus, é particularmente significativo que a entrega da sua aeronave 8 mil tenha sido feita justamente numa área do globo em forte expansão no mercado do transporte aéreo, como é a Ásia.


A "AirAsia" é a maior companhia low-cost de todo o continente asiático e um dos maiores utilizadores do Airbus A320, com 475 aparelhos, entre unidades já no ativo e encomendas - A320Neo e A320Ceo. Entretanto, a companhia vai reforçar-se no mercado de longo curso com o segmento widebody, com 26 A330-300 e 10 A350XWB's
Ao todo, no mundo, exitem portanto 8 mil aeronaves Airbus e em breve juntar-se-ão mais 5 mil, distribuidos por mais de 500 operadores. Tudo junto fará com que em cada dois segundos, aterre ou descole um Airbus!

Fonte e fotos: Airbus
Edição e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

AVIÃO DA TAM ATERRA DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE FORTALEZA-BRASIL (M272 - 61AL/2013)

A330-200 PT-MVL, o avião envolvido no incidente. Créditos na imagem.

Uma aterragem de emergência, ocorrida esta segunda-feira de madrugada, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Brasil, provocou 15 feridos. 
O voo 8065 da TAM transportava 168 passageiros e 16 tripulantes, que viajavam a bordo de um Airbus A330 que fazia a ligação entre Madrid (Espanha) e São Paulo (Brasil) quando, devido a forte turbulência, o avião foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional de Fortaleza, esta segunda-feira de madrugada, às 01.43 horas locais.
Na sequência da aterragem, 15 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, estando apenas dois ainda internados para observação e exames complementares, segundo revelou a TAM, em comunicado. De acordo com a Agência Brasil tratam-se de duas mulheres, uma da Colômbia e outra do Peru, que sofreram traumatismo cervical. Segundo consta, os passageiros que sofreram ferimentos, não estariam devidamente amarrados às suas cadeiras.
Em comunicado a companhia aérea brasileira lamentou ainda o ocorrido e garantiu «a assistência necessária aos seus passageiros e funcionários», revelando que uma equipa de reserva tinha sido mobilizada para o voo que irá transportar os passageiros até ao aeroporto de São Paulo/Guarulhos.
Fonte: Jornal "A Bola" e outras
Adaptação: PE04/Pássaro de Ferro
 

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