quinta-feira, 21 de novembro de 2013

AVIÃO GIGANTE ATERRA EM PEQUENO AEROPORTO POR ENGANO - atualizado

Boeing 747 Dreamlifter  em Jabara por engano     Foto:Caleb Carey via Twitter

Um enorme Boeing 747 Dreamlifter (de carga), aterrou por engano ontem à noite, num aeroporto secundário em Wichita e ficou "preso" no local.
O voo Atlas Air 4241 com origem em Nova Iorque e destino à base aérea de McConnell, no Kansas, acabaria por aterrar no aeroporto de Jabara, a pouco mais de uma dezena de quilómetros de distância.

Após a aterragem, o problema passou a ser a pista que o modelo necessitava para descolar (9199 pés - cerca de 2760 m), quando a do aeroporto de Jabara possui apenas 6101 pés (cerca de 1830 m).
O Dreamlifter é segundo a Boeing, o avião com o maior porão de carga do mundo atualmente em operação e é um dos quatro personalizados pela empresa de Seattle para transportar peças para o 787 Dreamliner.

Não se conhecem oficialmente as razões da aterragem no aeroporto menor, mas aparentemente ter-se-á tratado de um engano, já que as gravações das comunicações com a torre de controlo do aeroporto mostram claramente a desorientação dos pilotos, que julgavam ter aterrado na pista da Beech Factory, também em Wichita, antes de se aperceberem que estavam realmente em Jabara:

Torre: "Sabem em que aeroporto estão?"
Piloto: "Bem, pensamos que temos uma estimativa boa... quantos aeroportos há diretamente a sul?"




Entretanto a Boeing enviou um trator de reboque de McConnell para tentar mover o Dreamlifter em Jabara, já que a simples operação de rodar o avião numa pista estreita era complicada, mas o mesmo haveria de avariar, já na quinta-feira de madrugada.

Pelas 13:18 horas locais, as dúvidas acerca do método para retirar o gigante de Jabara ficaram desfeitas, quando o mesmo descolou, finalmente rumo à base aérea de McConnell:




Fonte: Buzzfeed.com
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>