domingo, 19 de fevereiro de 2012
à(s)
19:00
19:00
António Luís
No comments
Razões familiares levam-me a Santa Cruz, um pequena
cidade insular junto ao Aeroporto da Madeira (LPMA), todos os sábados à tarde.
Sempre que a meteorologia permite, um livro e máquina fotográfica fazem companhia num banco de jardim, junto ao mar e à "Praia das Palmeiras".
A espaços, surgem os aviões, inevitáveis naquela terra. Mesmo sabendo da sua não novidade, lanço-lhes o olhar e quando vale a pena, a objetiva da máquina.
Ontem foi assim.
O Bombardier Q400 da SATA, chegando das Canárias... É um avião atípico. Sob determinados ângulos tem um aspeto tosco e até improvável.
Aproximação e chegada do Airbus A-321 da Aigle Azur.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
à(s)
10:47
10:47
António Luís
No comments
O Porta de Embarque 04 recomenda a visita e leitura a dois blogues mantidos por dois pilotos de linha aérea. Fornecem uma visão interior do voo e da navegação, bem como história curiosas sobre o voo.
Este, norte-americano, cheio de histórias e memórias do Capt.
Dave e
este, com um português aos comandos, que justamente apelida o seu local de trabalho como "escritório". A julgar pelas imagens, tem excelentes vistas...
Foto: Mathieu Neuforge
____
Nota: O Porta de Embarque 04 acaba de completar 100 edições desde o seu início regular, em Setembro de 2010!
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
à(s)
01:05
01:05
RuiAlves
No comments
4, de 44.
4, de quatro anos.
4, as vezes que já tinha pensado escrever.
44 foi a porta de embarque do meu último voo.
O regresso a casa, a bordo do CS-TOL.
Ainda assim, não é desse voo que hoje trato.
O voo de hoje leva-me a aterrar nas gratas memórias que guardo nestes 4 anos de saudade.
Chama-se Tony Silva e partiu há 4 anos.
Não te esquecemos amigo.
Não te esqueceremos!
Nesta metamorfose da vida, outro nosso conterrâneo, também ele do meio da aviação,
partiu no passado mês de Janeiro, o Bruno Alves.
Foram já 4 as vezes que tinha pensado escrever, mas nunca tinha chegado a concretizar.
Com o Bruno partilhei alguns voos no Jump.
Com o Bruno tive a oportunidade de fazer algumas fotos interessantes fotos ao seu
malogrado Zlin, algumas dessas fotos tiradas lado a lado com o Tony.
Graças ao Bruno, voámos em segurança.
Deixo um registo do seu esforço.
Obrigado Bruno.
Até sempre amigos.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
à(s)
20:31
20:31
António Luís
No comments
Sempre olhei com admiração para a Hungria, sobretudo quando por alturas da década de oitenta, este país era uma das faces visíveis da bipolarização Leste-Oeste, em cujo palco europeu se "ensaiava" um conflito que, felizmente, nunca chegou a vir para a boca de cena.
Uma mão cheia de Boeing 737 da Malev estacionados. Uma imagem impressiva de há alguns dias para cá...
A Hungria surgia como o mais "ocidental" dos países do bloco de Leste e a história tem no seu regaço a invasão dos tanques soviéticos na capital, Budapeste, uma das mais belas cidades da Europa e do mundo! Esta invasão de forças do então Pacto de Varsóvia (PV) comandadas pela União Soviética visou pôr fim a uma revolta que nasceu das imposições que o governo comunista da altura colocou na vida dos húngaros. À cautela, as forças soviéticas entraram em ação para estancar essa voragem de contestação e que, segundo os estrategas soviéticos, poderia fazer perigar a extensão geográfica e doutrinal do PV para um país que tinha evidentes afinidades com o chamado mundo ocidental.
Boeing 737
Tudo isto para dizer que o fim da companhia aérea húngara - a Malev - constituiu um rude golpe, digamos, na história da nação magiar e de certa forma para mim, já que é o fim de um ícone que admirava. Era como se até há dias, a Hungria voasse e espalhasse o seu "charme" pelos locais onde os seus aviões voavam e agora já não o faz. É natural que algo de novo surja no lugar da Malev, mas o que é factual é o fim desta companhia que refletirá um certo clima de recessão no que toca ao transporte aéreo, já anunciado pelo fim recente das operações da espanhola Spanair
Para talvez se perceber o alcance do fim da Malev na Hungria, tentemos conceber Portugal sem uma das suas melhores imagens de marca, a TAP!...
Custa, não custa!?...
Um mítico Tupolev TU-154 (crédito da foto) com o "tradicional" esquema de pintura que grande parte das companhias aéreas ostentavam na década de oitenta...
ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS
-
Boeing 777 da Malaysia Airlines Foto: Aero Icarus Tem havido muita especulação acerca do voo 370 da Malaysia Airlines. Terrorism...
-
Versão original, publicada no Blog: http://clearedfortakeoff.blogspot.com «O Sacadura Cabral era assim há 28 anos e um dia... Foto tir...
-
Foto: Konstantin von Wedelstaedt O mistério envolvendo o voo da Malaysia Airlines desaparecido desde sexta-feira aprofundou-se com o ...
CRÉDITOS
Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.