sexta-feira, 27 de maio de 2011

Adria Airways e Ljubljana (Eslovénia)

Segunda-feira de manhã.
O regresso do fim de semana faz-se à base de café e o Outlook volta a ser o centro do nosso dia...
Faz-se scroll numa lista de emails até que 1 salta à vista: "Faz as malas".
O titulo não deixava dúvidas.
A reunião era já dentro de dois dias, eu teria que voar no dia seguinte.

Se fosse em 1961 já poderia ter voado na Adria, mas nessa altura teria voado para a Jugoslávia.
Desde 1991 a Eslovénia é independente, desde 2004 é membro da UE e em 2007 estava no Euro.

Esta foi uma viagem de estreias: LIS-ZRH-LJU-ZRH-LIS.
LIS-ZRH no CS-TNV.
ZRH-LJU-ZRH nos CR2 da Adria.
ZRH-LIS a bordo de 1 320 da Swiss, na qual voei pela primeira vez.

A estreia na Adria já foi ao cair da noite.

O S5-AAD foi o avião que calhou, um CR2 LR com cerca de 13 anos, mas uma pintura especial.

A Adria Airways comemora 50 anos este ano.
A revista de bordo referia isso e havia 1 artigo especial nesta edição.

A comida, para 1 voo de 50m, foi o que se esperava: Sandoca e uma aguinha!


Mesmo na ultima fila, não era possivel ver bem o motor,
mas a winglet esteve "ali mesmo" todo o voo:



No regresso, bem cedo, na quinta-feira pelas 07 e pouco da manhã, o Sol já estava em força!

O aeroporto não é grande... acho que o aeroporto de Porto Santo tem mais balcoes de check-in.
Não tenho a certeza porque não cheguei muito cedo e queria aproveitar aquela luz para tentar fotografar.

Junto à Porta de Embarque 9 encontrei 1 bom spot e ainda consegui fazer uma fotos.
Aqui, 1 dos CR9 NextGen da Adria descola com pujança!


Pouco depois, tempo de descer e embarcar.

Cheguei a pensar que iria voltar de "Mini" :)

Mas infelizmente foi no avião ao lado, no S5-AAE. O Mini (S5-AAP) seguiu para Amsterdão.

Antes da descolagem, ainda tempo para um overview sobre a torre e a placa do LJU


Depois, 50m a ver a neve nos Alpes...

Proxima Porta de Embarque: 61.

ZRH-LIS.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BYE BYE BABY!


Voei recentemente no EI-DLN da Ryanair, que tem inscrito na fuselagem "Bye bye baby". 
A chegada do avião a Charleroi gerou burburinho entre os passageiros que se encontravam junto à porta de embarque, pelo inusitado da frase. Mesmo a quem vai estando habituado às pinturas alternativas ou variantes das standard, gerou intriga. 
Eu mesmo me coloquei a  hipótese de ser uma aeronave à beira do phase out , ou em alternativa uma qualquer manobra de marketing relacionada com as despedidas que as viagens normalmente implicam. Nenhuma das hipóteses me seduziu no entanto. A segunda então pecava de pecado capital do marketing: Qualquer publicitário mediano sabe que associar sentimentos negativos como uma despedida, à publicidade, é má publicidade!
Pedi por isso ao meu amigo Álvaro que registasse o espécimen (na verdade tive que o obrigar porque se recusava a fotografar um avião civil) para investigar mais o assunto.

Após meia dúzia de sites consultados, consegui por isso apurar que o EI-DLN, pertence a uma família de "irmãos", desde 2006 adornados com frases do mesmo tipo, a saber: 
EI-DLF - "Bye Bye Skyeurope"
EI-DLG - "Zegnamy Pll Lot"
EI-DLM - "Bye Bye Latehansa"
EI-DLO - "Bye Bye EasyJet"
EI-CSZ - "Arrivederci Alitalia"

A frase ganhou assim o sentido correcto, notoriamente provocatório relativamente aos concorrentes da Ryanair.
Não deixa de me parecer no entanto, que mais uma vez a tónica colocada num sentimento negativo não é grande marketing... 
Aparentemente o sentimento provocatório é superior à lógica.

terça-feira, 3 de maio de 2011

MADEIRA SPOTTERS

Pouco depois de chegar aqui à Madeira, fui sendo convidado pela madeira Spotters para alguns convívios e sessões de spotting no aeroporto da ilha.
A minha paixão pela aviação fez-se e ainda se faz pela militar, mas, caramba, um avião é um avião, tenha lá a forma que tiver ou sirva para o que servir.
Tudo isto para dizer que a Madeira Spotters fez recentemente 7 anos de existência. Por conhecer bem um dos seus membros e mentores, o Rui Sousa, não posso deixar de felicitá-la pelo seu aniversário e agradecer a toda a associação o facto de me terem ajudado a perceber melhor de aviação civil e de me possibilitarem bons convívios com gente que gosta de aviões.
À Madeira Spotters, dedico estas quatro fotografias, obtidas a partir da minha varanda e que, na sua essência, explicam o exercício do plane spotter, apanhar os aviões e saber deles.



Estas primeiras três imagens são de um Boeing 737-8K5 da Thomsofly - Thomson Airways que por questões de tráfego na pista 05 de LPMA, teve de dar uma volta bastante mais larga/longa que o habitual, tendo passado bem em frente à minha varanda, ao ponto de ter usado (com pouca sorte e nitidez...) a lente 18-55 que estava instalada na máquina...

Um outro Boeing 737-800, cuja matrícula não é decifrável e que na sua volta passou um pouco mais longe, mas que, naquela segunda-feira, engrossou a lista de congéneres seus de companhia e espécie e, para mim estranhamente, substituindo os tradicionais Boeing 757 deste dia...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>